22°
Máx
17°
Min

MME diz que sobra de energia levou a cancelamento de leilão A-3

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou nesta quinta-feira, 8, que a decisão de cancelar o leilão de energia chamado "A-3", que contrataria a geração de usinas para ser entregue daqui a três anos, foi cancelado por causa de uma sobra de capacidade de atendimento à população.

Por meio de nota, o MME declarou que "a medida visa a beneficiar os consumidores do País em um cenário de sobrecontratação e adequar o planejamento energético à realidade atual".

Depois de viver riscos de apagão até 2014, principalmente pela crise hídrica dos últimos anos, o País passou a contar com sobra de energia, devido ao agravamento da crise econômica e o enchimento dos reservatórios das hidrelétricas, que continuam a representar mais de 70% da matriz elétrica nacional.

Com o cancelamento, não haverá mais leilão A-3 neste ano. Apesar disso, o governo manteve para 2016 os dois Leilões de Energia de Reserva), que são realizados para garantir a oferta de suprimento do País em casos de necessidade. O 1º leilão de reserva está marcado para 23 de setembro. O segundo certame deve ser realizado em 16 de dezembro.