22°
Máx
14°
Min

Morre aos 85 anos Werner Ricardo Voigt, um dos fundadores da WEG

A WEG informa que morreu nesta quarta-feira, 1, um dos três fundadores da companhia, Werner Ricardo Voigt. Ele tinha 85 anos e faleceu no início da tarde em Jaraguá do Sul (SC), de causas naturais.

Werner Voigt iniciou sua vida como empresário aos 23 anos, ao montar uma pequena oficina no centro de Jaraguá do Sul. Em 1961, juntamente com Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, fundou a WEG, que no começo produzia apenas motores elétricos.

Voigt é apontado como o grande responsável pelo desenvolvimento tecnológico da WEG, e sua influência foi importante para que a WEG começasse a adotar um padrão baseado no sistema métrico decimal, o International Electrotechnical Comission (IEC).

O empresário atuou como diretor Técnico da WEG até 1980. Depois, durante 18 anos, foi diretor superintendente da WEG Máquinas, unidade que produzia geradores e motores de alta tensão. Foi conselheiro da WEG entre 1989 e 2005 e também foi membro do conselho da WPA, holding de controle do Grupo WEG. Até seus últimos dias, Werner Voigt frequentou as fábricas da companhia.