22°
Máx
17°
Min

Movimento do comércio cai 7,1% no 1º trimestre, diz Boa Vista SCPC

O movimento do comércio varejista nacional recuou 7,1% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Em março, a atividade setorial recuou 5,4% ante o mesmo mês de 2015.

Conforme a Boa Vista SCPC, em nota, o resultado do mês passado marca novo recorde negativo na série histórica, iniciada em 2010. O movimento do comércio está em trajetória de queda desde julho de 2015. "Fatores como elevação de juros, piora do mercado de trabalho e inflação em patamar elevado podem ser considerados como os principais condicionantes deste cenário", avalia a Boa Vista SCPC, afirmando que, para 2016, o cenário continua desafiador, com tendência de manutenção da queda.

Nos valores acumulados de 12 meses até março, o movimento do comércio varejista encolheu 4,5%, 0,3 pontos porcentuais mais adverso do que o número acumulado nos 12 meses encerrados em fevereiro. Já na comparação dos dados com ajuste sazonal, março apresentou elevação de apenas 0,3% contra fevereiro deste ano.

Na análise de março com o mês anterior, o setor de "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou queda de 0,6% (dados com ajuste) e, em 12 meses, diminuição de 7,7%. "Tecidos, Vestuários e Calçados" caiu 0,7% no mês e recuou 5,6% em 12 meses. "Supermercados, Alimentos e Bebidas" subiu 1,1% no mês e retraiu 3,5% em 12 meses. "Combustíveis e Lubrificantes" apresentou elevação de 0,2% no mês, mas na variação acumulada em 12 meses houve queda de 4,0%.

O indicador de movimento do comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 (base 100), e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.