22°
Máx
16°
Min

Movimento do comércio cresce 0,3% em fevereiro, diz Boa Vista SCPC

O movimento do comércio varejista teve leve alta de 0,3% em fevereiro na comparação com janeiro na série com ajuste sazonal, mas ante o mesmo mês de 2015 registrou queda de 6,7%. Os dados são da Boa Vista SCPC. No acumulado de 12 meses, o recuo foi de 4%, novo recorde de baixa, considerando a série histórica iniciada em 2010.

Conforme a Boa Vista SCPC, em nota, o mês passado seguiu a tendência de queda que perdura desde julho de 2015. "Para 2016, o cenário econômico continua desafiador, com as mesmas adversidades vivenciadas no ano passado, fator que deverá influenciar negativamente a confiança do consumidor e consequentemente as vendas do varejo para o ano, possivelmente registrando outro ano de perdas", destacou.

Na análise de fevereiro ante janeiro, o setor de Móveis e Eletrodomésticos recuou 1,1% (dados com ajuste) e em 12 meses diminuiu 6,7%. Tecidos, Vestuários e Calçados subiu 0,5% no mês e em 12 meses houve recuo de 5,8%. Supermercados, Alimentos e Bebidas ficou estável no mês (0,0%) e em 12 meses registrou recuo de 3,3%. Já Combustíveis e Lubrificantes avançou 0,9% em fevereiro ante janeiro e, em 12 meses, teve queda de 3,7%.

O indicador de movimento do comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 (base 100), e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.