21°
Máx
17°
Min

Movimento do comércio tem novo recorde de baixa em 12 meses, diz Boa Vista

O movimento do comércio varejista caiu 3,4% em janeiro, no acumulado em 12 meses, e atingiu novo recorde de baixa, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. A série histórica começa em 2010. Na comparação da janeiro com dezembro, na série com ajuste sazonal, houve baixa de 1,4%. Ante janeiro de 2014 a baixa foi de 6,1%.

"Desta forma, janeiro continua a consolidar a tendência de queda mostrada pelo varejo, que desde julho de 2015 ano já se encontrava em território negativo. Fatores como elevação de juros, piora do mercado de trabalho, queda no consumo das famílias e inflação em patamar elevado podem ser considerados como os principais condicionantes deste cenário", diz a Boa Vista em comunicado. Segundo a empresa, o cenário para 2016 permanece desafiador e possivelmente o varejo terá outro ano de perdas.

Na análise mensal, o setor de "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou queda de 4,6% em janeiro e "outros artigos do varejo" teve retração de 9,9%. A categoria de "Tecidos, Vestuários e Calçados" subiu 2,4% no mês. Já a atividade do setor de "Supermercados, Alimentos e Bebidas" avançou 1,0%, enquanto o segmento de "Combustíveis e Lubrificantes" apresentou pequena elevação de 0,2%.

O indicador de movimento do comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.