23°
Máx
12°
Min

Movimento do comércio varejista tem queda anual de 1,1% em junho, diz Boa Vista

O movimento do comércio varejista caiu 1,1% em junho ante o mesmo mês de 2015, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC divulgada nesta segunda-feira, 25. Na variação mensal, com ajuste sazonal, o indicador subiu 2,0%. Já no acumulado do primeiro semestre há queda de 5,6%, enquanto em 12 meses a retração é de 5,3%.

"Apesar das dificuldades que ainda permeiam o cenário econômico brasileiro, tais como juros elevados, mercado de trabalho em deterioração e inflação alta, na avaliação interanual os dados de junho apresentaram quedas mais amenas que as dos demais meses do primeiro semestre.

"Caso o cenário mais benigno apontado pelas projeções de mercado se consolide, possivelmente poderemos visualizar nas próximas aferições do varejo uma inflexão do atual movimento de queda", diz a Boa Vista em comunicado.

Na análise mensal, o setor de Móveis e eletrodomésticos apresentou alta de 4,9% em junho, enquanto Outros artigos do varejo teve crescimento de 1,5%, Supermercados, alimentos e bebidas cresceu 1,0% e Combustíveis e lubrificantes registrou expansão de 0,3%. A única queda foi em Tecidos, vestuários e calçados, com baixa de 0,2%.

O indicador de movimento do comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.