21°
Máx
17°
Min

Movimento majoritário do mercado de juros futuros é de alta nesta segunda-feira

O movimento majoritário no mercado de juros futuros é um viés de alta nesta segunda-feira, 30, depois de exibir uma oscilação entre os sinais negativo e positivo. Logo na abertura, alguns contratos subiram e outros exibiram a mesma taxa observada no ajuste de sexta-feira. Poucos minutos depois, os DIs passaram a cair e a registrar mínimas. O que se observa, entretanto, é que não há força para as taxas caírem ou subirem de forma mais firme.

A fraqueza nos movimentos nos mercados neste início de sessão pode ser consequência da expectativa de baixo volume de negócios nesta segunda-feira provocado pelo feriado nos Estados Unidos. Os americanos param nesta segunda por causa do Memorial Day. Também não haverá negócios em Londres, por conta de um feriado bancário.

Analistas continuam atentos aos desdobramentos do desconforto político que aumentou com novos flagrantes decorrentes da Lava Jato envolvendo atores do governo em exercício Michel Temer. O atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, foi flagrado em áudio fazendo críticas à Operação Lava Jato e orientando a defesa de Machado e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A conversa, gravada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, ocorreu em uma reunião na casa de Renan no dia 24 de fevereiro, quando Silveira ocupava a função de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Às 9h46, o DI para janeiro de 2021 estava em 12,94%, ante 12,91% no ajuste de sexta-feira. O DI para janeiro de 2025 estava en 13,22%, ante 13,18% no ajuste de sexta-feira. O DI para janeiro de 2018 estava em 12,97%, ante 12,99% no ajuste de sexta-feira.

Em evento da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB-SP), em São Paulo, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, falou há poucos minutos que é importante ter avaliação realista para tomar medidas.