28°
Máx
17°
Min

Nova tarifa de gás natural em SC será aplicada a partir de 10 de julho

A nova tarifa do gás natural em Santa Catarina, aprovada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) no último dia 10, será aplicada a partir do próximo mês, informou nesta quinta-feira, 16, a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás).

Em nota à imprensa, a empresa lembra que a diretoria da Aresc publicou no Diário Oficial no último dia 10 de junho as novas tabelas de preços do gás natural, as quais indicam redução tarifária. Os reajustes atingem todos os consumidores atendidos pela SCGÁS e superam o pleito encaminhado pela distribuidora no final de abril, com queda média por segmento de 17,1% para o industrial, 17,8% no automotivo, 11,7% para o comercial e 9,2% no residencial.

Segundo a empresa, por força da lei estadual 16.673/2015, que disciplina sobre a regulação dos serviços públicos de distribuição do gás natural em Santa Catarina, o efeito das tabelas será válido 30 dias após a publicação pela Aresc no Diário Oficial do Estado. Logo, a aplicação das novas tarifas começa a valer a partir do dia 10 de julho, data em que a SCGÁS passa a efetuar as medições e faturamentos com os novos preços.

A redução acontece, mesmo em momento de instabilidade cambial, por causa da queda no custo da cesta de óleos internacionais, fator que influencia a composição da tarifa pelo contrato de concessão do serviço público de distribuição de gás natural, destaca a SCGás.

Com a resolução, cerca de 100 mil consumidores serão beneficiados, entre eles mais de 91 mil usuários de GNV, quase dez mil unidades residenciais, centenas de estabelecimentos comerciais e 227 indústrias em 63 cidades catarinenses.