22°
Máx
16°
Min

PBoC destaca riscos com crescente endividamento de empresas na China

9Foto: Laurent BLEVENNEC/Élysée) - PBoC destaca riscos com crescente endividamento de empresas na China
9Foto: Laurent BLEVENNEC/Élysée)

O economista-chefe do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), Ma Jun, advertiu para os riscos causados pelos crescentes níveis de endividamento de empresas do país, bem como para o impacto da política de Pequim sobre os preços, após apontar que houve um número inusualmente alto nos empréstimos às companhias no primeiro trimestre.

A autoridade do banco central chinês disse que a prioridade da atual política monetária do país é estabilizar o crescimento econômico. Os formuladores da política devem, porém, garantir que os níveis de alavancagem das empresas não avancem muito rapidamente e precisam considerar o impacto disso sobre os preços, especialmente em relação aos preços do setor imobiliário, afirmou Ma Jun ao jornal estatal Financial News.

Os bancos da China fizeram 4,61 trilhões de yuans (US$ 713,9 bilhões) em novos empréstimos no primeiro trimestre, uma alta de 25% em relação ao mesmo período de 2015. O dado voltou a gerar cautela em relação ao modelo de crescimento impulsionado pelo crédito do país. Fonte: Dow Jones Newswires.