26°
Máx
19°
Min

Pedidos de auxílio-desemprego em maio recuam 18 mil para 259 mil na semana

(Foto: Valdecir Galor/SMCS) - Pedidos de auxílio-desemprego em maio recuam 18 mil para 259 mil na semana
(Foto: Valdecir Galor/SMCS)

O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos registrou queda de 18 mil na semana encerrada em 18 de junho, para 259 mil, no cálculo com ajustes sazonais, o menor nível desde abril, segundo pesquisa do Departamento de Trabalho. O resultado é um sinal de que o mercado de trabalho está mostrando mais resiliência depois de uma desaceleração em maio.

O resultado veio melhor que o esperado por analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam queda para 270 mil. O indicador da semana passada marcou a 68ª semana consecutiva em que os pedidos ficaram abaixo de 300 mil, na sequência mais longa desde 1973. O dado da semana passada, de 277 mil, não foi revisado.

O indicador de auxílio-desemprego pode apresentar volatilidade de uma semana para outra, especialmente quando há feriados, como foi o caso da semana passada. A média móvel das últimas quatro semanas, que é calculada para reduzir a volatilidade do dado, mostrou queda de 2.250 pedidos, a 267 mil na semana passada.

O número total de pessoas que recebem auxílio-desemprego no país caiu 20 mil na semana encerrada em 11 de junho, a 2,142 milhões. Esse indicador específico é divulgado com uma semana de atraso. Fonte: Dow Jones Newswires.