23°
Máx
12°
Min

Petrobras não recebeu notificação de ação de investidores europeus, diz Bendine

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, informou nesta terça-feira, 16, que a estatal ainda não foi notificada sobre uma possível ação judicial movida por investidores europeus no Tribunal de Roterdã, na Holanda, que estariam buscando compensação pelas perdas com a desvalorização dos papéis da estatal na Bovespa e em bolsas internacionais em decorrência da Operação Lava Jato.

"Não recebemos nenhuma notificação além daquela que estamos acompanhando nos Estados Unidos por meio do escritório que nos assessora e que ainda está em fase bastante embrionária", esclareceu Bendine a jornalistas, durante visita à Unidade Operacional da Bacia de Santos.

Investidores europeus reunidos na fundação Stichting Petrobras Compensation teriam enviado carta à petrolífera brasileira pedindo a negociação de um acordo, mas conforme noticiado pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, na semana passada, não teriam recebido resposta da estatal. Segundo o advogado Martijn van Dam, que está tratando do caso, os investidores europeus foram prejudicados por conta da suposta fraude e suborno na Petrobras.

Ainda neste mês, a Justiça dos Estados Unidos liberou investidores para processarem a Petrobras em ações conjuntas. Duas classes de investidores foram certificadas pelo juiz distrital norte-americano Jed Rakoff.