22°
Máx
14°
Min

PIB da Turquia avança 4,8% no 1º trimestre ante igual período de 2015

O Produto Interno Bruto (PIB) da Turquia cresceu 4,8% no primeiro trimestre de 2016, na comparação com igual período do ano passado. O resultado superou a previsão dos economistas ouvidos pelo Wall Street Journal, de alta de 4,4%.

A demanda doméstica mostrou resistência e superou a turbulência política e os riscos à segurança no período. "O consumo doméstico é o fator dominante para o crescimento do PIB", afirmou Gizem Oztok Altinsac, economista-chefe da Garanti Securities em Istambul. Segundo ele, após a leitura mais favorável do primeiro trimestre, o consenso no mercado para o avanço do PIB do país neste ano pode passar dos atuais 3,5% para 4%.

O Banco Central da Turquia começou um ciclo de relaxamento monetário em março, ao cortar a taxa básica de juros de 10,5% para 9,5%. "A força do gasto dos consumidores torna difícil justificar o corte de juros recente do banco central, mas a crescente pressão política significa que mais relaxamento está provavelmente por vir", disse William Jackson, da Capital Economics em Londres. Segundo ele, a economia turca "deve continuar a crescer em um ritmo razoável neste ano". Fonte: Dow Jones Newswires.