24°
Máx
17°
Min

PIB do México desacelera no 4ºtri, mas expansão em 2015 é a maior em três anos

A economia do México perdeu força no quarto trimestre do ano passado, à medida que um enfraquecimento do setor industrial apagou parcialmente o bom desempenho dos serviços. No entanto, em todo o ano de 2015 o crescimento econômico mexicano foi o maior em três anos.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,5% no quarto trimestre, em comparação com o mesmo período de 2014, o que levou a expansão anual em 2015 para 2,5%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas. O avanço ficou em linha com a leitura preliminar do instituto e com a mediana de 2,5% das estimativas de 12 economistas consultados pela Dow Jones Newswires.

Em termos ajustados sazonalmente, o PIB do México cresceu 0,5% ante o terceiro trimestre, menos do que a expansão de 0,8% registrada no terceiro trimestre ante o segundo. De todo modo, o avanço dos três últimos meses de 2015 - que se traduz em uma taxa anualizada de 2,2% sobre o terceiro trimestre - foi o décimo consecutivo.

A economia mexicana vem crescendo firmemente nos últimos anos, porém abaixo do potencial. Em 2014 a expansão foi de 2,3% e em 2013 foi de 1,3%.

Após o corte no orçamento do governo e o aumento nos juros básicos anunciados na semana passada, economistas consultados pelo Banamex nesta semana reduziram a estimativa para o crescimento do México neste ano de 2,6% para 2,4%. Fonte: Dow Jones Newswires.