23°
Máx
12°
Min

PIB do Peru avança 4,42% no 1º trimestre, na comparação anual

O Produto Interno Bruto (PIB) do Peru registrou crescimento de 4,42% no primeiro trimestre na comparação com igual período do ano passado, informou o governo nesta segunda-feira. O Instituto Nacional de Estatísticas (INEI) informou que a economia nacional cresceu 3,72% em março, na comparação com igual mês de 2015.

No primeiro trimestre, o crescimento foi impulsionado pelo importante setor de mineração e hidrocarbonetos, que teve expansão anual de 15,7%. Esse setor tem registrado crescimento forte graças ao início da produção em novas minas, o que tem elevado a produção de cobre. Em março, a produção de cobre subiu 48% no país na comparação com igual mês do ano passado.

O setor de pesca teve crescimento de 1,76% no primeiro trimestre, enquanto a atividade no setor de construção teve expansão de 2,16%. O setor de varejo cresceu 2,78%, porém a manufatura teve queda de 3,01%.

O Banco Central do Peru previa crescimento de cerca de 4,5% no primeiro trimestre. No mês passado, o BC manteve a taxa de juros e previu recuperação no crescimento e desaceleração inflacionária.

A economia do Peru deve crescer cerca de 4% neste ano, após avançar 3,3% em 2015. Fonte: Dow Jones Newswires.