22°
Máx
14°
Min

Ponto de Atendimento ao Empreendedor é espaço para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas

Mesmo com a experiência de mais de dez anos no ramo supermercadista, Elio de Menech está sempre em busca de novas oportunidades para aprender. Com empresa de pequeno porte em um bairro de Cascavel, no oeste do Paraná, o empresário percebeu que era o momento de inovar para conseguir melhorar a competitividade do seu negócio, diante da concorrência com os “atacarejos” que atuam na cidade.

“Já que é muito difícil competir em preço da cesta básica, a solução foi encontrar um diferencial. Além de apostar na qualidade do açougue, das frutas e legumes, estamos implantando uma panificadora com produtos frescos, não industrializados, e sob encomenda, como bolos para grandes festas”, explica o empresário, lembrando que os atacarejos são supermercados ou atacados de grande porte que vendem no varejo, ao público em geral.

Para concretizar o sonho de investir na panificação, Elio de Menech buscou auxílio na associação empresarial da qual faz parte, a Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (Amic), e lá encontrou mais um parceiro dos pequenos negócios, o Sebrae/PR, que atua na entidade por meio do Ponto de Atendimento ao Empreendedor, inaugurando em novembro de 2014.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Willian Braga Tomaz, o Ponto de Atendimento (PA) conta com todas as possibilidades em consultorias e capacitações que uma sede da entidade. “Consideramos locais de extrema importância, pois eles aproximam as soluções do Sebrae/PR de empreendedores e empresários por meio das associações empresariais. No oeste do Paraná, já são sete cidades com o espaço que, em todo o Paraná, somam mais de 40”, relata.

Para o presidente da Amic, Jorge Luiz dos Santos, quem ganha é o associado e, por conseguinte, a própria associação. “O Ponto de Atendimento agregou muito àquilo que temos a oferecer aos nossos associados, que é o apoio para o desenvolvimento. Com as capacitações do Sebrae/PR, conseguimos criar um bom caminho de aproximação com nossos empresários e fortalecer seus negócios. Temos percebido muita satisfação nas turmas orientadas pelo PA”, indica.

Grupo integrado

Um dos exemplos de sucesso da parceria entre o Sebrae/PR, Amic e Sicoob, foi a primeira turma do treinamento “Sabor & Gestão – boas ideias para alimentação fora do lar”, ofertado pelo Ponto de Atendimento. Durante todo o mês de julho, o grupo de empresários e empreendedores - do qual Elio de Menech fez parte, trocou as noites de descanso pelas teleaulas do curso.

“A turma foi composta por 24 pessoas, entre dez empresas já instituídas do setor de alimentação e empreendedores interessados em abrir negócio próprio no segmento. Foram seis encontros de quatro horas cada, nos quais começávamos com a apresentação de um vídeo sobre temas práticos do setor de alimentação e terminávamos com discussões e atividades diferentes para fixar o conteúdo”, detalha Vanessa de Castro Mota, relações públicas do Sicoob e moderadora da telessala Sabor & Gestão.

O formato diferenciado não só foi aprovado pelo grupo, como possibilitou a interação entre os participantes e início de um círculo de amizade entre a turma, em vez de concorrência por serem do mesmo setor. “Além do curso, conhecer pessoas e trocar experiências fez toda a diferença. Quando falamos em um grupo pequeno, a gente percebe que se fala com o coração, e essa é uma bagagem que fica para sempre”, ressalta João Paulo Hisatugo, apresentador de programa de culinária que pretende abrir restaurante com o filho, também formado em Gastronomia.

Para fechar os dez módulos da telessala, o grupo escolheu encerrar com comemoração, no último dia 28, em uma das empresas participantes, com quase 50 anos de mercado. “A proposta do curso foi muito válida, pois promoveu o debate de assuntos importantes comparados a nossa realidade. Mesmo em pouco tempo, já conseguimos promover mudanças com as informações recebidas. Com certeza, o encerramento também teria de ser diferente”, afirma Pedro Gonçalves Lopes Junior, gerente da lanchonete sede do último dia de capacitação.

Colaboração: Assessoria