23°
Máx
12°
Min

Porto do Açu inaugura 3 terminais, para petróleo, combustíveis e cargas

O Porto do Açu, operado pela Prumo (ex-LLX), inaugura nesta terça-feira, 7, três terminais: de petróleo, combustíveis e multicargas. O investimento foi de mais de R$ 1,5 bilhão, segundo a Prumo. O terminal de petróleo, o T-Oil, é operado em parceria com a alemã Oiltank. O de combustíveis, o Tecma, com a BP Marine, e multicargas, o T-Mult, será utilizado por um conjunto de clientes, em regime de arrendamento.

O terminal de petróleo começa a operar, de fato, em agosto, atendendo a Shell/BG, que deve movimentar 200 mil barris por dia no local, podendo chegar a 320 mil barris por dia. Já no terminal de combustíveis haverá movimentação de combustíveis marítimos. Hoje, o terminal recebe óleo diesel importado.

Ao todo, a empresa diz que já foram investidos R$ 13 bilhões no Porto do Açu e gerados 6 mil empregos diretos e indiretos. A previsão é que a área, localizada no município de São João da Barra (RJ), seja completamente ocupada e alcance a plena capacidade daqui 20 anos, quando deve gerar 40 mil empregos diretos.