22°
Máx
14°
Min

Prazo para pedir financiamento pelo BRDE vai até 16 de maio

(Foto: Divulgação) - Prazo para pedir financiamento pelo BRDE vai até 16 de maio
(Foto: Divulgação)

Quem tem interesse em obter recursos do Plano Safra 2015/2016 pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), precisa se apressar. O banco receberá propostas de financiamento para projetos coletivos até o dia 16 de maio e para projetos individuais até 22 de maio.

Se forem aprovados, os financiamentos devem ser contratados até 30 de junho, data de encerramento do Plano Safra 2015/2016. A partir de julho, entra em vigor o Plano Safra 2016/2017, com taxas de juros maiores que o atual.

A gerente de operações da Agência Paraná do BRDE, Juliana Dallastra, explicar que a procura pelos financiamentos do Plano Safra tende a aumentar nos meses finais de vigência do programa. Por isso, a expectativa do BRDE é contratar R$ 500 milhões em financiamentos apenas em maio e junho.

Entre os programas de crédito mais procurados está o Inovagro, que financia projetos para implantação de inovações tecnológicas nas propriedades. “Hoje temos diversos produtores investindo em aviários automatizados, por exemplo. A tecnologia possibilita que quem produz tenha controle total sobre a alimentação, ventilação e mesmo iluminação oferecida às aves”, explica Juliana.

Outro programa bastante procurado é o Pronaf, que oferece financiamentos com juros a partir de 2,5% e tem como principais clientes os pequenos produtores. “No caso do Pronaf, os financiamentos são feitos com o intermédio de empresas e cooperativas conveniadas, que fazem o contato com os produtores, analisam as condições de crédito e depois repassam as informações ao BRDE, agilizando o processo”, explica a gerente. 

Como solicitar

Por terem as taxas de juros equalizadas com recursos públicos, os financiamentos do Plano Safra são limitados, não podendo ultrapassar o montante estabelecido pelo Governo Federal. Por isso, a orientação é que os produtores interessados em obter financiamentos procurem o BRDE o quanto antes para fazer a solicitação.

No site do banco é possível encontrar o modelo de solicitação, bem como a relação de documentos necessários. O atendimento também é feito pelo telefone (41) 3119-5000 ou em visita dos técnicos.

Algumas linhas de crédito disponibilizadas pelo BRDE:

- Inovagro*: financia 100% de projetos de inovação tecnológica nas propriedades rurais. Os principais beneficiários são suinocultores, avicultores e pecuaristas de leite. A taxa é de 7,5% ao ano, com prazo de até 10 anos para pagamento.

 - PCA*: para projetos de construção e ampliação de armazéns. São beneficiados produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas e cooperativas de produção. Financia 100% do investimento, com taxa de 7,5% ao ano e prazo de até 15 anos para pagamento.

 - Moderagro*: atende diversos setores da produção, como beneficiamento, industrialização e armazenamento de produtos. São beneficiários produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas de produção.

 - FCO Rural: financia até 100% da compra de máquinas e equipamentos agrícolas e demais investimentos por produtores rurais do Mato Grosso do Sul com faturamento anual de até R$ 16 milhões. A taxa é a partir de 6,5025% ao ano, com prazo até 10 anos para pagamento (já com bônus de adimplência).

 * As condições de financiamento são válidas para contratações até 30 de junho de 2016, sujeitas à disponibilidade orçamentária, conforme previsto em norma para cada linha.

Colaboração: Assessoria de Imprensa do Governo Estadual