26°
Máx
19°
Min

Preços das importações sobem 0,1% em julho ante junho nos EUA

Os preços das importações nos Estados Unidos tiveram aumento de 0,1% em julho ante o mês anterior, um sinal de que uma inflação mais firme pode estar mais próxima no país. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam queda de 0,2%.

Na comparação anual, os preços das importações apresentaram queda de 3,7% em julho. O recuo anual é o menor desde novembro de 2014 no país - os preços dos importados não aumentam na base anual há dois anos no país.

Diferentemente da maioria dos indicadores de inflação, os preços dos importados não são ajustados sazonalmente. Esses preços de importados podem influenciar a inflação em geral, mas raramente são o único fator para isso. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,3% na comparação anual em junho nos EUA. O Departamento do Trabalho divulgará a leitura de julho do CPI na próxima semana.

Os preços das importações tendem a variar mais que os preços para os consumidores. Após um recuo em 2015 e no início deste ano, o índice de preços das importações avança há cinco meses consecutivos.

A alta do mês passado ocorreu devido a preços maiores de importados que não o petróleo, entre eles suprimentos para a indústria e alimentos. Os preços importações excluindo-se o petróleo subiram 0,5% no mês passado, maior avanço mensal desde abril de 2011. Fonte: Dow Jones Newswires.