23°
Máx
12°
Min

Preços das importações sobem 0,1% em setembro ante agosto nos EUA

O índice de preços de importações dos Estados Unidos subiu 0,1% em setembro na comparação com o mês anterior, informou nesta quinta-feira o Departamento do Trabalho. Economistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam uma alta maior, de 0,2%.

A alta, embora modesta, é um sinal de que a retomada recente nos preços do petróleo pode estar lentamente puxando para cima a inflação. Os preços de importados subiram em seis dos últimos sete meses dos EUA, recuperando-se em parte de uma longa trajetória negativa. Na comparação anual, porém, os preços de importados caíram 1,1% em setembro. Ainda assim, o recuo na comparação anual é o mais baixo desde agosto de 2014, o que sugere que a inflação está se firmando.

A reação mais recente está vinculada ao petróleo. O preço do petróleo importado subiu 1,2% em setembro ante o mês anterior, embora ainda recue 2,4% na comparação anual. Retirando-se a commodity da conta, os preços de importados ficaram estáveis na comparação mensal e caíram 0,8% nos 12 meses até setembro. Fonte: Dow Jones Newswires.