22°
Máx
16°
Min

Procon faz mutirão para ‘superendividados’ em Londrina

(Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas) - Procon faz mutirão para ‘superendividados’ em Londrina
(Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) realiza, de 5 a 9 de dezembro, a segunda fase do Mutirão do Superendividamento. Nesta etapa, exclusiva para bancos, os consumidores terão melhores condições para renegociar suas dívidas. A iniciativa é realizada em parceria pelo Procon-LD e Ministério Público de Defesa do Consumidor.

O atendimento será realizado na sede do Procon-LD, localizado na rua Mato Grosso, 299, das 9 às 17 horas. As senhas serão distribuídas até as 15 horas, e as modalidades de atendimento são Cartão de Crédito, Cheque Especial e Empréstimo em Conta (CDC). Participam da segunda fase do Mutirão o Banco do Brasil e Itaú Unibanco.

Segundo o Banco Central do Brasil, o superendividamento ocorre quando uma pessoa, de boa-fé, se vê impossibilitada de pagar suas dívidas atuais ou futuras, com sua atual renda e seu patrimônio. Quando isso ocorre, os indivíduos passam a ter dificuldades de suprir suas necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde, podendo levar a sérias repercussões psicológicas, familiares e sociais.

Um dos objetivos da ação é oferecer ao consumidor vantagens econômicas ao renegociar suas dívidas, além de permitir a exclusão de cadastros de restrição de crédito e o restabelecimento do serviço.

Os descontos fornecidos serão de até 90%, e variam conforme a modalidade envolvida, prazo em aberto do débito, e também das necessidades de cada consumidor.

(com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina)