22°
Máx
17°
Min

Procon pede explicação sobre aumento no preço dos combustíveis

(Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas) - Procon pede explicação sobre aumento no preço dos combustíveis
(Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

Nesta quinta-feira (1º) o Procon-PR notificou postos de combustíveis em Curitiba para detalharem os motivos pelo aumento no preço da gasolina e do etanol na última semana. A notificação foi entregue em mãos aos gerentes ou proprietários dos estabelecimentos. 

Os postos têm um prazo de 10 dias a partir desta sexta-feira (2) para prestarem esclarecimentos sobre o caso.

Segundo o secretário de Estado da Justiça, Artagão Júnior, o Procon cumpre seu papel ao questionar os aumentos sem justificativa. “A Secretaria da Justiça reage fazendo com que os postos expliquem este reajuste abusivo do combustível. Com isso temos a obrigação de resguardar e garantir que o direito do consumidor seja preservado”, afirmou.

A diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano, disse que houve aparentemente um aumento injustificado nos preços dos combustíveis. “A atitude foi tomada em razão da constatação de que os postos elevaram o preço do combustível de maneira inesperada e aparentemente sem justificativa, às vésperas de um feriado nacional, pegando os consumidores de surpresa”.

Se for comprovada a prática abusiva por parte dos fornecedores, multas serão aplicadas aos estabelecimentos com valores que podem variar de R$ 600 a R$ 8 milhões.

O consumidor que tiver dúvidas pode entrar em contato com o Procon/PR pelo número 0800 41 1512.

Colaboração Secretaria Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná