21°
Máx
17°
Min

Produção industrial dos EUA cai 0,5% em fevereiro ante janeiro

A produção industrial dos Estados Unidos recuou 0,5% em fevereiro na comparação com janeiro, após ajustes sazonais, no mais recente sinal de fraqueza de setor no país. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam queda menor, de 0,2%.

A alta de janeiro, além disso, foi revisada para 0,8% na comparação mensal, de 0,9% antes calculado, informou o Federal Reserve, o banco central norte-americano. O Fed disse que a utilização da capacidade instalada, uma medida da ociosidade no setor, recuou 0,4 ponto porcentual, para 76,7% em fevereiro. Na média entre 1972 e 2015, essa taxa ficou em média em 80%. A previsão dos economistas era de 76,8% para o mês passado.

A fraqueza no mês passado foi concentrada nos setores de mineração e concessionárias. Segundo o BC dos EUA, o tempo mais quente que o normal no mês analisado reduziu a demanda por calefação.

A produção manufatureira avançou 0,2% em fevereiro ante o mês anterior, após uma alta de 0,5% em janeiro. Na comparação com fevereiro de 2015, ela cresceu 1,8% no país. Já a produção do setor de mineração recuou 1,4% em fevereiro, após uma queda de 0,7% em janeiro, e teve queda de 9,9% na comparação anual. Fonte: Dow Jones Newswires.