22°
Máx
16°
Min

Produção industrial no Brasil cai 1,1% em outubro, diz IBGE

- IBGE aponta que caiu a produção industrial no Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A produção industrial brasileira registrou queda de 1,1% em outubro na comparação com o mês anterior, informou o IBGE nesta sexta-feira (2).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção caiu 7,3%. As expectativas em pesquisa da agência Reuters com economistas eram de queda de 0,8% na variação mensal e de 6,45% na base anual.

No acumulado do ano, a queda da produção industrial foi de 7,7%, enquanto em 12 meses o recuo é de 8,4%.

A produção industrial tem oscilado no ano, após um 2015 em que caiu em dez dos 12 meses do ano. Em setembro, a atividade subiu, depois de julho (-0,1%) e agosto (-3,5%) de quedas.

Segmentos

Dos 26 ramos pesquisados pelo IBGE, 22 caíram na comparação com outubro de 2015. As maiores pressões para a queda anual da produção industrial vieram das indústrias extrativas (-8,6%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-9,0%) e produtos alimentícios (-5,7%).

Os bens de capital, que são as máquinas e equipamentos, tiveram queda de 13,6%, enquanto veículos automotores, reboques e carrocerias caíram 6,8%.

Na ponta positiva, entre as quatro atividades que cresceram estão celulose, papel e produtos de papel, que subiram 4,6%, e impressão e reprodução de gravações, com avanço de 17,1%.