23°
Máx
12°
Min

Produção média de petróleo e gás natural da Petrobras cai 7,1% em janeiro

A Petrobras registrou em janeiro de 2016 produção média de 2,65 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), uma queda de 7,1% na comparação com o mês exatamente anterior, dezembro, que havia totalizado 2,66 milhões boed.

Do total, 2,47 milhões de boed foram produzidos no Brasil e 183 mil boed no exterior. A redução no mês ocorreu, principalmente, segundo a Petrobras, em função das paradas programadas para manutenção em algumas plataformas com elevada produção, com destaque para P-58 (Parque das Baleias, com produção de 120 mil bpd), FPSO Cidade de Mangaratiba (Lula, com produção de 130 mil bpd) e P-48 (Barracuda/Caratinga, com produção de 50 mil bpd).

A produção média de petróleo no país foi de 2 milhões de barris por dia (bpd), e no exterior, de 92 mil bpd. No pré-sal, a média diária foi de 1,029 milhão boed e a produção de petróleo operada pela companhia nesta área foi de 822 mil bpd. A produção de gás natural no país, excluído o volume liquefeito, foi de 74,1 milhões de m3/dia.

Produção de óleo e gás no exterior

Em janeiro, a produção de petróleo nos campos do exterior foi de 92 mil bpd, volume 4,2% abaixo do mês anterior. Segundo comunicado da Petrobras enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), essa redução deveu-se, especialmente, à parada para manutenção - já concluída - da produção do campo de Agbami, na Nigéria, e à menor produção no campo de Medanito, na Argentina, devido a questões climáticas.

A produção de gás natural foi de 15,5 milhões de m3/d, 4,3% abaixo do volume produzido no mês anterior. Essa redução ocorreu, sobretudo, devido à parada para adequação da planta de gás da plataforma localizada no campo de Hadrian South, nos Estados Unidos.