23°
Máx
12°
Min

Projeto de revitalização comercial do centro ganha reforço de entidades e empresários

Após a grande aceitação da primeira fase do Projeto de Revitalização no Entorno do Paço da Liberdade, o Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio reúnem empresários para lançar a segunda fase, que pretende ampliar o território de atuação e atender mais empreendimentos. Em um encontro programado para o dia 6 de abril, na sede da Fecomércio, as entidades irão apresentar o movimento proposto para as empresas desta nova região, localizadas próximas à Praça João Cândido.

Patrícia Albanez, consultora do Sebrae/PR e gestora do projeto, explica que, desde 2008, as entidades têm trabalhado em busca de soluções para estimular a competitividade e atrair mais consumidores para o Centro Histórico de Curitiba, na região do entorno do Paço da Liberdade. “Nos últimos sete anos, trabalhamos em diversas ações de capacitações de empresários, eventos promocionais e articulamos a criação de uma Rede Empresarial, para fortalecer suas reivindicações junto aos órgãos públicos e buscar melhorias em conjunto.”

Como resultado, os empresários conquistaram mais maturidade na gestão de seus negócios e na qualidade dos serviços oferecidos, representatividade com a Rede Empresarial do Centro Histórico, além de diversas obras em benefício da região. De acordo com Patrícia, esses resultados motivaram a ampliação do projeto com a extensão do território para a Praça João Cândido e seu entorno.

“Percebemos que há um mix muito grande de empresas, não foi identificada uma identidade ou um segmento que una esses empresários. A segunda etapa do projeto de Revitalização tem como objetivo sensibilizá-los sobre as vantagens de se capacitarem, serem mais competitivos e de trabalhar em grupo”, explica a consultora do Sebrae.

O encontro com empresários do centro histórico ainda vai incluir em sua programação uma palestra sobre Tendências do Varejo, ministrada pelo coordenador estadual dos projetos de Varejo, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, e, na sequência, serão apresentados os dados de uma pesquisa realizada com 100 empresários da região sobre a atual situação de seus estabelecimentos.

A intenção é que, além dos programas de melhorias no ambiente empresarial proporcionados pelo projeto de revitalização, que os proprietários também conheçam e se unam à Rede Empresarial, a fim de agregar mais ideias e estender as ações coletivas. 

“A força institucional da Rede Empresarial proporcionou diversos avanços com relação ao associativismo, trazendo ganhos para todos. Por isso é interessante expandir e fortalecer ainda mais o grupo, com a adesão de novos empresários para abranger todo o Centro Histórico”, destaca Patrícia Albanez.

Novidades

A transformação visual para o Centro Histórico que a nova etapa do projeto propõe é a revitalização do Palácio do Belvedere, um importante local histórico para a cidade e que irá abrigar a sede da Academia Paranaense de Letras (APL). A proposta inclui a restauração do prédio, com a instalação de um Café-Escola Cultural pelo Senac no andar térreo do prédio histórico - em convênio com a Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná. “Vamos estudar medidas para garantir melhorias no local, usando a experiência que tivemos com a revitalização do Paço Municipal”, afirma Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da presidência do Sistema da Fecomércio PR.

Além disso, ainda consta no projeto a criação de um Selo de Qualidade no Comércio que, a exemplo do Selo de Qualidade no Turismo, também pretende capacitar empresários do setor de comércio com objetivo de atingirem a excelência em gestão e na qualidade de produtos e serviços. “Em conjunto com o Sebrae/PR, vamos disponibilizar conteúdos e serviços do Senac e do Sistema Fecomércio como um todo, para investir em conhecimento profissional aos empresários e colaboradores, desenvolvendo a região e fortalecendo a economia estadual”, finaliza Paikan.

Inscrições

Para conhecer mais sobre o Projeto de Revitalização, os empresários da região estão convidados para o encontro que acontece nesta quarta-feira, dia 6 de abril, na sede da Fecomércio [Avenida Visconde do Rio Branco, nº 931], no plenário do 7º andar, a partir das 18h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Central de Atendimento do Sebrae/PR, pelo telefone 0800 570 0800.

Colaboração Assessoria de Imprensa.