21°
Máx
17°
Min

Receita espera receber 28,2 milhões de declarações de IRPF

(Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas) - Receita espera receber 28,2 milhões de declarações de IRPF
(Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas)

A Receita Federal espera receber até a meia-noite desta sexta-feira, 29, 28,2 milhões de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Até o fim da tarde, cerca de 26,9 milhões declarações tinham sido recebidas. Os contribuintes que não entregaram a declaração dentro do prazo poderão enviá-la, com cobrança de multa, a partir das 8 horas de segunda-feira. A multa para os contribuintes que entregarem fora do prazo é de 1% do imposto devido por mês, com limite de 20% ou R$165,74. Até o momento, 720 mil declarações já estão na malha fina e o acesso a elas estará disponível a partir do dia 15 de maio.

Segundo o secretário da Receita, Jorge Rachid, a expectativa inicial era um pouco maior (28,5 milhões), mas foi reduzida após a diminuição das declarações retificadoras verificadas nos últimos anos. "A diferença demonstra que os contribuintes estão errando menos e que as fontes pagadoras estão errando menos", afirmou.

Na segunda-feira, com a reabertura do programa, a Receita disponibilizará um rascunho para a declaração de 2017. O contribuinte que quiser começar a fazer sua declaração já terá o programa disponível. Outra novidade anunciada pela Receita é de que, no ano que vem, o contribuinte só precisará baixar o programa do Imposto de Renda e não mais o Receitanet. A terceira novidade para o Imposto de Renda de 2017 será a atualização automática do programa pela Receita. "Eventuais atualizações e mudanças de versão do programa do IR serão feitas automaticamente a partir do ano que vem. O contribuinte não precisará baixar uma nova versão", afirmou.

No próximo ano, os contribuintes terão facilidades para a recuperação das senhas. Segundo a Receita, o programa disponibilizará uma recuperação dos através de uma pergunta-chave.

Fluxo

A Receita informou que nos dois últimos dias o fluxo de entrega de declarações do IR subiu e atingiu seu pico na tarde de hoje, quando 314,161 mil declarações foram entregues por hora.

Mais de 15 mil contribuintes entregaram suas declarações de imposto de renda a partir do exterior. O secretário da Receita classificou como positivo o aumento. "Inovação pela internet permite o exercício da cidadania a partir do exterior", frisou Rachid.

Em 2013, a Receita começou a trabalhar com o programa do imposto de renda em dispositivos móveis e cerca de 7 mil contribuintes utilizaram esses dispositivos. Em 2016, 89 mil contribuintes enviaram suas declarações através de dispositivos móveis. O Fisco esclareceu que durante o expediente é comum a utilização do programa padrão da Receita no computador e, à noite, é mais comum o uso dos dispositivos móveis. De acordo com a Receita, o contribuinte mais idoso a entregar declaração de imposto de renda esse ano tem 97 anos.

O secretário não quis comentar mudança na tabela do IR.