20°
Máx
14°
Min

Renan dá início à votação da indicação de Ilan Goldfajn ao Banco Central

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), iniciou nesta terça-feira, 7, a votação da indicação de Ilan Goldfajn à presidência do Banco Central no plenário do Senado. O economista foi indicado ao cargo pelo presidente em exercício Michel Temer.

O relator da indicação, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), deu início à discussão defendendo a aprovação do nome de Goldfajn para o cargo. Lira ressaltou que o indicado tem currículo compatível com a vaga e que já teve experiências anteriores correlatas, como quando foi diretor de política econômica do Banco Central de 2000 a 2003.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) anunciou voto contrário da bancada à indicação. Lindbergh criticou a intenção de se substituir o presidente do Banco Central durante um governo interino. Ele também apontou que há conflito de interesse, já que Goldfajn é sócio do Itaú Unibanco.

A discussão prossegue com outros senadores que se colocaram tanto contra quanto a favor da indicação de Goldfajn. Renan se comprometeu em votar ainda nesta terça a indicação do novo presidente do BC.