24°
Máx
17°
Min

Rio Verde desliga sinal de TV analógica

A partir desta terça-feira, 1º de março, as emissoras de TV que operam em Rio Verde (GO) vão encerrar suas transmissões em sinal analógico, informou o Ministério das Comunicações. Com isso, toda a programação de TV do município será transmitida por sinal digital. Escolhida como projeto-piloto para o processo de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital, a cidade tem 85% das residências equipadas com TVs ou conversores compatíveis com o sinal digital, segundo levantamento do Ibope realizado entre os dias 23 e 25 de fevereiro.

O programa determina que é preciso que 93% das residências estejam preparadas antes do sinal analógico ser desligado. Mas o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição dos Canais de TV e RTV (Gired) decidiu por unanimidade recomendar ao ministro das Comunicações o encerramento total das transmissões analógicas.

"Avaliamos que o processo em Rio Verde atingiu a saturação. Os esforços para chegar à população que não está preparada seriam desproporcionais", diz o presidente do Gired, Rodrigo Zerbone. "Muita gente só vai migrar quando acabar o sinal analógico."

Inicialmente previsto para novembro de 2015, a mudança só começou em 15 de fevereiro - quando Canção Nova, Record News e Rede Vida desligaram o sinal. O processo foi adiado mais uma vez, para ampliar a distribuição de conversores à baixa renda - cerca de 15 mil aparelhos foram entregues a beneficiários de programas sociais.

Hoje, sinais analógicos de outras afiliadas de Globo, Record, SBT, Band e TV Cultura serão desligados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.