22°
Máx
17°
Min

Serra diz que principal desafio para o País é o 'Custo Brasil'

(Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados) - Serra diz que principal desafio para o País é o 'Custo Brasil'
(Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados)

O ministro das Relações Exteriores (MRE), José Serra, começou seu discurso no encerramento do 16º Seminário sobre Comércio Internacional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (Ibrac), falando do Custo Brasil. É que o chanceler atrasou uma hora para chegar ao evento nesta sexta-feira, 10, devido ao trânsito de São Paulo.

"Peço desculpas pelo meu atraso. Realmente foi o trânsito, posso garantir. Ontem foram horas da Faria Lima até a Paulista. E agora pelo menos uma hora de Pinheiros até aqui (no começo da Alameda Santos). Esse é o chamado Custo Brasil", falou.

E emendou: "E qual seria o Custo Brasil ante os nossos parceiros comerciais? A diferença, em média, é de 25%. Com China, o porcentual chega a 40%. Tudo isso excluindo a questão cambial. A meu ver esse é o principal desafio para o Brasil", declarou.

Serra reiterou que quem impulsiona os investimentos para o Brasil é a exportação, a infraestrutura e a energia. "A meu ver a política econômica tem que estar orientada nessas direções", disse.