22°
Máx
17°
Min

Setor de serviços paranaense recua 0,9%

(Foto: ANPR/ SEDS) - Setor de serviços paranaense recua 0,9%
(Foto: ANPR/ SEDS)

O volume de serviços prestados no Paraná recuou 0,9% em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O dado é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisa o segmento empresarial, e não financeiro e que também exclui os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado. No Brasil o decréscimo foi de 4%.

A queda nos números foi observada nos serviços prestados às famílias, serviços profissionais, administrativos e complementares e serviços de informação e comunicação. Em todo o primeiro bimestre a retração foi de 1,4%, contra 4,5% na média nacional. Considerando o índice acumulado de 12 meses, até fevereiro deste ano, o Paraná recuou 3,3% no mesmo setor. 

O diretor do Centro Estadual de Estatística do Ipardes, Francisco José Gouveia de Castro, este panorama no setor de serviços é consequência do ambiente macroeconômico desfavorável, resultado da combinação entre a escalada da inflação, da taxa de juros e do câmbio, que vem desencadeando a retração do consumo, contribuindo na baixa demanda por serviços no Brasil e no Paraná.

Colaboração Agência de Notícias do Paraná