28°
Máx
17°
Min

Setor privado dos EUA cria 154 mil empregos em setembro, dia ADP

O setor privado dos Estados Unidos gerou 154 mil empregos em setembro, de acordo com relatório da ADP. O número representa uma queda na comparação com as 175 mil vagas criadas no setor privado em agosto (dado revisado hoje, de 177 mil antes calculado) e também abaixo da previsão dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, de 173 mil novas vagas.

O dado é considerado uma prévia do relatório mensal de empregos (payroll), que sai na sexta-feira. Segundo a ADP, as empresas pequenas geraram 34 mil vagas, as médias (com entre 50 e 499 funcionários) criaram 56 mil e as maiores, 64 mil.

Segundo Ahu Yildirmaz, vice-presidente e diretor do Instituto de Pesquisas ADP, os ganhos de empregos em setembro "desaceleraram um pouco na comparação com a média dos últimos 12 meses". Economista-chefe da Moody's Analytics, Mark Zandi afirmou no comunicado da ADP que a sequência de ganhos no mercado de trabalho continuou a ocorrer no mês passado. "O crescimento do emprego moderou nos últimos meses, mas apenas porque a economia está finalmente retornando ao pleno emprego", afirmou Zandi.