22°
Máx
14°
Min

Sindicato do ABC vai pedir falência da Karmann Ghia

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC vai entrar na Justiça nos próximos dias com pedido de falência da Karmann Ghia, empresa de São Bernardo do Campo que no passado produziu o lendário esportivo Karmann Guia. Hoje produz autopeças para diversas montadoras. A intenção da entidade é garantir que os 380 trabalhadores tenham prioridade em receber dívidas em caso de venda do patrimônio.

Segundo o presidente do sindicato, Rafael Marques da Silva, a empresa está "abandonada" há vários meses. Os salários não são pagos desde dezembro, assim como rescisões de trabalhadores demitidos no ano passado.

Representantes da empresa não foram localizados na terça-feira, 28, para comentar o assunto. Um grupo de trabalhadores está acampado na fábrica há 48 dias. Segundo Marques, a intenção é evitar que equipamentos sejam retirados do local. A Justiça já recebeu outros três pedidos de falência de fornecedores da empresa.

"Estamos certos de que a abertura do processo de falência é a única forma de garantir os direitos dos trabalhadores do ponto de vista legal. O interesse maior é que a empresa continue viva", disse Marques.

A Karmann Ghia está no Brasil desde os anos 60. A partir de 2008, quando a família alemã Karmann saiu do negócio, já passou por quatro ou cinco proprietários. As atividades estão paradas em razão de briga judicial entre o dono atual e o anterior. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.