22°
Máx
14°
Min

“Turismo de Nerds” aquece economia na Latinoware 2016

Foto: Assessoria  - Nerds invadem Foz na Latinoware 2016
Foto: Assessoria

A Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2016) movimentará, mais uma vez, a economia e o turismo receptivo de Foz do Iguaçu e Região, com a passagem de cerca de 5 mil pessoas pela cidade, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, quando acontece o evento, nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A 13ª edição da Latinoware deverá, novamente, bater o recorde de público, revelando o crescimento contínuo do evento e um consequente ganho considerável para a economia regional. Para quantificar, desde a primeira edição, em 2003, participaram do evento cerca de 50 mil pessoas.

Mais tempo, mais consumo

Desse total, ao menos, 80% são de fora da cidade e boa parte deste público, costuma trazer, ao menos, um acompanhante, dobrando, assim, o número de pessoas e, consequentemente, o tempo de permanência em Foz do Iguaçu e nas cidades vizinhas como Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguaçu (Argentina).

A expectativa é que o evento estimule, em parte, a economia com as visitas e passeios dos “turistas nerds” pela cidade e pela região trinacional. Hotéis, atrativos turísticos, bares, danceterias, restaurantes, supermercados, espaços de conveniência, deliverys, setores de serviços ao turista (a exemplo taxistas) receberão e atenderão os participantes do evento. O resultado se mostra positivo para cidade e para a região, pois aumenta, evidentemente, o período de consumo de bens, produtos e de serviços.

Mídia e negócios

O superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, disse que eventos como a Latinoware, “além de incrementar divisas à economia regional, geram mídia espontânea e positiva para Foz do Iguaçu”.

Do mesmo modo analisa Leandro Costa, presidente da Acifi (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu). Diz ele: “A Latinoware já se consolidou como um evento tradicional do calendário oficial de eventos de Foz e com um ambiente propício para negócios e o desenvolvimento de novas tecnologias”.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Foz (Sindhotéis), empresário Carlos Silva, avalia ainda que “o evento distribui recursos aos estabelecimentos comerciais e turísticos de Foz do Iguaçu com a presença dos participantes da Latinoware, colaborando ainda para fortalecer a imagem do Destino Iguassu”.

Desconto Especial

Para incentivar ainda mais o giro destes visitantes pela cidade e pelos atrativos, a Itaipu Binacional concederá, aos participantes inscritos na Latinoware 2016, desconto especial de 50% em todos os ingressos destinados aos passeios inclusos no Complexo Turístico Itaipu.

Inclusa no Calendário Oficial do Eventos da Cidade, a conferência vai reunir especialistas, pesquisadores, palestrantes, estudantes do Brasil e de toda a América Latina. Ao todo, serão mais de 250 atividades, entre palestras, minicursos, workshops, mesas redondas e atividades paralelas conectadas ao universo do software livre.

Colaboração: Assessoria