21°
Máx
17°
Min

Venda de moradias usadas cai 0,9% no mês em agosto nos EUA

As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos tiveram queda de 0,9% em agosto ante o mês de julho, para a taxa anual sazonalmente ajustada de 5,33 milhões, informou a Associação Nacional de Corretores (NAR, na sigla em inglês) nesta quinta-feira. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam 5,46 milhões em agosto, o que seria uma alta de 1,3% na comparação mensal.

As vendas de casas usadas representam cerca de 90% de todas as vendas e são um indicador crucial do estado do setor imobiliário. As vendas atingiram neste ano o nível mais alto desde 2007, mas elas agora recuam há dois meses. Nos últimos 12 meses, as vendas tiveram crescimento de 0,8%.

A economista-chefe da NAR, Lawrence Yun, atribuiu a queda a uma oferta menor de casas no mercado. A construção de novas casas não acompanha o crescimento do emprego, o que leva a uma alta nos preços e muitos potenciais compradores ficam com poucas opções no mercado, segundo ele.

No ritmo de vendas atual, levaria 4,6 meses para negociar todo o estoque de casas existentes no mercado no fim de agosto, quando um ano antes levaria 5,1 meses. O número de casas no mercado caiu 10,1% ao longo do último ano. Fonte: Dow Jones Newswires.