23°
Máx
12°
Min

Vendas de carros na China sobem 9,3% em janeiro impulsionadas por Ano Novo Lunar

As vendas de carros novos na China subiram 9,3% em janeiro ante o ano anterior, diante da melhora na demanda no período que antecede o feriado do Ano Novo Lunar. As vendas de carros novos - sedans, veículos utilitários esportivos e minivans - cresceram para 2,23 milhões de veículos em janeiro, informou a Associação de Fabricantes de Automóveis do país. As vendas totais de veículos, incluindo caminhões e ônibus, aumentaram 7,7%, para 2,5 milhões.

O mês que antecede o feriado do Ano Novo Lunar é normalmente a temporada de pico de vendas para o mercado de automóvel, uma vez que consumidores chineses costumam gastar com itens caros, como televisores, aparelhos de ar condicionado e automóveis. O Ano Novo Lunar caiu no início de fevereiro deste ano.

"O crescimento não foi ruim para um mercado que vende mais de 20 milhões de carros por ano", disse Boni Sa, analista da consultoria IHS Automotive. "Nos próximos meses, estimamos que o crescimento das vendas de carros novos, provavelmente será de moderada a fraca, uma vez que a situação econômica da China pode prejudicar a confiança do consumidor", disse ele.

O mercado de automóveis chinês tem se recuperado por causa de programas de incentivo do governo central, que incluem uma redução de 10% do imposto sobre a compra de carros pequenos.

A IHS espera um aumento de 6,3% nas novas vendas de carros na China este ano, com alta de 7,8% nas vendas de carros de passageiros, para 22,76 milhões este ano. Fonte: Dow Jones Newswires.