21°
Máx
17°
Min

Vendas no varejo nos EUA têm em abril maior avanço mensal desde março de 2015

As vendas no varejo aumentaram 1,3% em abril ante o mês anterior nos Estados Unidos, para o valor sazonalmente ajustado de US$ 453,44 bilhões, informou nesta sexta-feira o Departamento do Comércio. O avanço mensal foi o maior desde março de 2015 e superou a previsão dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, de alta de 0,8%.

Os dados sinalizaram para um impulso nos gastos, após um começo mais fraco no início de 2016. Houve um impulso nas vendas liderado por três categorias: automóveis, postos de gasolina e varejistas que não lojas - um segmento que inclui as compras online.

Na comparação anual, as vendas no varejo cresceram 3% em abril, bem acima da taxa anual de inflação, que está na casa de 1% neste ano, conforme a medida do índice de preços ao consumidor.

As vendas no varejo de março tiveram queda mensal de 0,3%. Em fevereiro elas aumentaram 0,3% e, em janeiro, tiveram recuo de 0,5%.

As vendas no varejo excluindo automóveis aumentaram 0,8% em abril ante o mês anterior, acima da previsão de avanço de 0,2% dos analistas. Excluindo-se gasolina, as vendas subiram 1,2%. Caso se retire da conta as duas categorias, o avanço mensal foi de 0,6%. Fonte: Dow Jones Newswires.