27°
Máx
13°
Min

Abertas as inscrições para o exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros

Foto: Divulgação - Abertas as inscrições para exame de proficiência em língua portuguesa
Foto: Divulgação

As inscrições para o exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estão abertas até o dia 18 de agosto. As provas serão realizadas entre 18 e 20 de outubro, na UNILA. 

As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do Celpe-Bras (celpebras.inep.gov.br/inscricao), na qual também pode ser consultado o manual do candidato. A UNILA disponibiliza 100 vagas para esta edição do exame.

Podem participar do exame candidatos estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, cuja língua materna não seja o português, e que tenham, no mínimo, 16 anos completos na data do exame. 

A escolaridade mínima deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo. No Paraná, são três postos aplicadores: UNILA, UFPR e UEL. Além desses, há outros 26 postos aplicadores credenciados no Brasil e 65 no exterior.

Serão realizadas avaliações orais e escritas. Na parte escrita, haverá duas tarefas que integram compreensão oral e escrita (uma tarefa baseada em vídeo e outra em áudio) e duas que integram leitura e uma produção escrita. 

A avaliação oral compreende atividade de interação face a face, com duração de 20 minutos – o candidato terá que conversar sobre tópicos do cotidiano e de interesse geral.

De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. O candidato que obtiver menos de 2 pontos nas provas não obterá a certificação. Os resultados serão divulgados no Diário Oficial da União.

Inscrição

Para que a inscrição seja validada, é necessário seguir três etapas. A primeira consiste no preenchimento correto das informações na ficha de inscrição, disponível exclusivamente na internet. 

A segunda incide no pagamento da taxa de inscrição, que deve ser efetuado de acordo com as orientações do posto aplicador selecionado no ato da inscrição. A terceira etapa está relacionada à entrega da documentação de identificação atual (pode ser o passaporte) ou documento oficial de identificação, mais o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, até 19 de agosto.

Mais informações podem ser obtidas no Edital do Inep nº 20, pelo e-mail celpebras@unila.edu.br ou pelo telefone (45) 3529-2175.

Certificado

O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso de pessoas de outras nacionalidades em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Colaboração: Assessoria