22°
Máx
14°
Min

Aluna de Londrina é premiada em feira internacional de ciências

(foto:Divulgação) - Aluna de Londrina é premiada em feira internacional de ciências
(foto:Divulgação)

Maria Vitoria Valoto, aluna do colégio Interativa, de Londrina, foi uma das premiadas na Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), considerada maior feira internacionais de ciências e engenharia, realizada no Estados Unidos.

O Brasil foi o quinto país mais premiado, ficando atrás apenas dos EUA, Canadá, Taiwan e Alemanha.

Com o projeto “Desenvolvimento de cápsulas reutilizáveis da enzima beta-galactosidase destinadas aos intolerantes à lactose”, Maria Vitória ganhou o passaporte à feira internacional depois de ser selecionada na 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE, realizada em março passado pela Escola Politécnica da USP, em São Paulo.

A Intel ISEF (Internacional Science and Engineering Fair) faz parte de um programa da Society for Science & the Public e da Intel Foundation (http://www.societyforscience.org/. É realizada desde 1950 e já revelou milhares de talentos em ciências e engenharia e seus projetos inovadores para todo o mundo. Desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel.

Nesta edição, a feira foi realizada em Phoenix, no Estado do Arizona, de 8 a 13 de maio, e reuniu 1.700 estudantes de 77países. Para recebê-los, a organização da feira contou com uma ampla estrutura que envolveu voluntários, intérpretes e avaliadores. Fazem parte do seleto corpo de avaliadores vários cientistas de renome internacional, todos com titulação de Ph.D.s ou equivalente, ganhadores de prêmios relevantes, inclusive de Prêmio Nobel.

É uma competição baseada na qualidade de projetos e pesquisas desenvolvidos por estudantes que ainda não chegaram ao ensino superior e que competem por mais de quatro milhões de dólares em prêmios. O principal objetivo é apresentar as inovações de jovens criativos do mundo todo, além de gerar a oportunidade para que esses talentos sejam reconhecidos internacionalmente.

(com assessoria de imprensa)