22°
Máx
17°
Min

Alunos da rede municipal recebem aulas de fotografia

(Foto: Divulgação) - Alunos da rede municipal recebem aulas de fotografia
(Foto: Divulgação)

Por meio de uma parceria com a iniciativa privada, a Secretaria de Educação de Ponta Grossa está oferecendo oficinas de fotografia para alunos da rede municipal de ensino. Os alunos sobem no ‘PhotoTruck’ e interagem com brinquedos ópticos, câmeras, fazem fotos na escola e participam de uma exposição. Mil crianças ponta-grossenses farão a oficina até o próximo dia 5 de maio.

O projeto consiste em um caminhão adaptado como estúdio fotográfico. Ele está passando por quatro escolas municipais, até a próxima quinta-feira (5). Através do apoio de profissionais da fotografia, as crianças das escolas terão a oportunidade de conhecer segredos do mundo da imagem, aprimorando técnicas de enquadramento, foco, composição das imagens e também de manuseio de vários tipos de câmeras. Até os celulares são usados para fazer fotos de grande qualidade. A proposta é da organização ImageMagica, com patrocínio do Instituto CCR – através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura – e viabilizada através da concessionária de rodovias CCR RodoNorte.

A oficina está fazendo sucesso, segundo Elizabeth Alves, coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Educação. “Eles ficam maravilhados com esta fórmula. Manuseiam os celulares para as fotos, fazem as imagens dos amigos, da natureza, da escola, e depois fazem uma exposição. Aprendem a manusear e fotografar da maneira correta, interagindo. Descobrem que têm a tecnologia e não sabiam manusear. Até os professores aprendem”, conta a coordenadora.

Uma das crianças que descobriram a mágica da imagem foi Ruan Vítor Fernandes de Lima, de 9 anos, aluno da Escola Edgar Sponholz, na Vila Neri. Através da parceria, ele teve acesso a um novo mundo. “Muito legal. Tiramos fotos, brincamos. Fotografei meu amigo Cauã, com uma máquina profissional, a diferença é que fica tudo mais colorido, mais nítido. Todos tiram fotos pulando, brincando”, conta ele, que agora tem novos planos. “Vou tirar fotos dos meus pais, meus tios e dos passeios. Vai ser melhor, porque agora eu aprendi coisas novas, até aprendi a mexer no celular, que eu não sabia”, conta o pequeno fotógrafo.

Colaboração Assessoria de Imprensa.