22°
Máx
17°
Min

Alunos do Colégio Agrícola conhecem projeto sobre tabagismo

Atividade fez parte da campanha Junho Branco, desenvolvida na UEPG em parceria com a Comad (Foto: Divulgação) - Alunos do Colégio Agrícola conhecem projeto sobre tabagismo
Atividade fez parte da campanha Junho Branco, desenvolvida na UEPG em parceria com a Comad (Foto: Divulgação)

Os alunos do Colégio Agrícola Augusto Ribas (CAAR) da Universidade Estadual de Ponta Grossa participaram da campanha ‘Junho Branco’ que foi desenvolvida na UEPG em parceria com a Comissão Municipal de Políticas sobre drogas (Comad). O tema abordado na atividade desenvolvida pelo colégio foi ‘Tabagismo’.

A ação envolveu a equipe pedagógica do CAAR, formada pelas professoras Ana Rita Martins Acras e Gislaine Blazelis Gruzska e pela professora da UEPG, Lídia Dalgallo Zarpellon (Departamento de Enfermagem), coordenadora do projeto de extensão 'Educando e Tratando o Tabagismo', além de acadêmicos de Enfermagem. O objetivo foi fornecer informações sobre os riscos do tabaco e também conscientizar os alunos sobre a importância da promoção de sua própria saúde com hábitos saudáveis.

Jail Bueno, diretor do CAAR, explica que a equipe pedagógica do colégio desenvolveu ações com os alunos, voltadas para o tema, nas aulas das turmas do 1º a 3º ano do curso de Técnico em Agropecuária. Os alunos receberam questionário para avaliação e diagnóstico sobre o conhecimento prévio do tabagismo; assistiram palestra com informações sobre o tabaco (definição, epidemiologia, malefícios, consequências, patologias relacionadas ao tabaco); e desenvolveram atividade prática como uma boneca PET, onde puderam observar a diferença entre um pulmão saudável sem a presença de nicotina e um pulmão afetado pelos efeitos do cigarro. Posteriormente os alunos responderam novo questionário e realizaram outras atividades em sala de aula e extraclasse, para dar continuidade aos estudos do tema, criando condições para que cada um pudesse se auto avaliar.

Colaboração Assessoria de Imprensa.