21°
Máx
17°
Min

Alunos dos cmeis irão participar de um projeto de saúde

Foto: Assessoria de imprensa - Alunos dos cmeis irão participar de um projeto de saúde
Foto: Assessoria de imprensa

A Secretaria Municipal da Saúde irá atuar em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e a Universidade Federal da Integração Latino-americana – Unila, Uniamérica, UDC e Senac, na ação para avaliação de antropometria e da situação vacinal de todos os alunos dos centros municipais de educação infantil – CMEIs.

Devem passar por essas avaliações mais de seis mil crianças, matriculadas no ensino infantil. O trabalho começa nesta terça-feira (26), pela região do Distrito Norte de saúde e será realizado em dez centros de educação no horário das 8 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas.

Por causa dessa ação, a sala de vacinas das unidades básicas de saúde localizadas no Porto Belo, Vila C, Vila C nova, Jupira, Cidade Nova e AKLP, estarão fechadas. O Mesmo vai acontecer essa semana, em dias pré-determinados, nas regiões dos outros três distritos de saúde.

O objetivo dessas atividades é fazer um diagnóstico e avaliar o crescimento das crianças, verificar situações de desnutrição, sobrepeso, obesidade, curva de crescimento além de verificar se os pais estão cumprindo o calendário vacinal, previsto para cada faixa etária.

Essas informações serão utilizadas para o planejamento de ações para corrigir esses possíveis problemas.

O fechamento das salas de vacinas dos distritos de saúde no dia da ação é necessário, porque os auxiliares e técnicos de enfermagem que atendem no local, estarão envolvidos nas avaliações das carteiras de vacinas.

Como a ação está coincidindo com a campanha de vacinação contra a gripe, a recomendação é que os pacientes se informem na unidade, sobre o funcionamento da sala de vacinas, antes de buscar atendimento ou busque a unidade mais próxima.

Já nos CMEIs quando identificado que a criança deixou de tomar alguma dose, esses funcionários serão responsáveis pelo agendamento, e o responsável será comunicado pelo CMEI, sobre essa data e horário.

Vão participar das avaliações os estudantes dos cursos de Nutrição da Uniamérica e UDC; De Saúde Pública, da Unila e os alunos do Senac que estão frequentando o curso de técnico de enfermagem.

Além de nutricionistas, enfermeiros e auxiliares da rede de saúde e ainda técnicos do programa Saúde na Escola, da Secretaria da Educação. Divididos em equipes esses profissionais e estudantes estarão nesta terça-feira (26), fazendo a ação de antropometria e avaliação da situação vacinal nos CMEIs José Bento Vidal, Vila C Velha; Flor de Lis, Vila C nova; Amina Barakat, no Porto Belo; Carlos Gauto, no Vila C velha; Dom Olívio Fazza, no Porto Belo Flor de Acácia, Celeste Sotomaior Maior e  Professora Nilva de Jesus, na região do AKLP; Antônio Damião, no Jardim Curitibano e Amor Perfeito, no bairro Cidade Nova.

Para que seja possível fazer a avaliação do cumprimento do calendário vacinal, a direção dos CMEIs enviou aos pais correspondência solicitando a apresentação da carteira de vacina no dia da ação.

Na quarta-feira (27), será a vez do Distrito Nordeste e estarão fechadas as salas de vacinas das unidades do Sol de Maio, Três Lagoas, Lagoa Dourada, Três Bandeiras, Portal da Foz e Jardim América.

Nesse dia as equipes estarão nos CMEIs Cláudio Lourenço, no Sol de Maio; Três Lagoas no bairro Três Lagoas; Cmei João Aquino, no Lagoa Dourada; Pedro Jacob, no Três Bandeiras; Victório Basso, no Portal da Foz; Mamãe Carolina, na Vila Yolanda; Ramona Dotto, no Jardim América e na APMI, na Vila Adriana, creche que é subsidiada pela prefeitura para fazer o atendimento na área da educação infantil.

A ação dos estudantes e servidores estará no Distrito Sul, na quinta-feira (28). Estarão fechadas as salas de vacina do Caic do Porto Meira, Padre Monte, Ouro Verde, Carimã, Profilurb I e II, Vila Adriana.

Serão atendidos os CMEIs Ozires Santos, no Profilurb II; Elfrida Keller, Vila Adriana; Novo Horizonte, no Carimã; Ouro Verde, no Ouro Verde; CMEI Ariano Suassuna e Soldadinho de Chumbo, no Profilurb I; Mãe Maria, no Padre Monti; Rosa Cirilo de Castro e Mamãe Agenora, Profilurb II.

O encerramento das avaliações será no Distrito Leste, por isso, na sexta-feira (29), estarão fechadas as salas de vacina das unidades de saúde do Jardim São Paulo I e II, Morumbi II e III, Campos do Iguaçu e Portal da Foz.

As equipes de estudantes e profissionais que participam do levantamento do peso, tamanho e vacinas estarão nos CMEIs: Júlia Ferraz, no Portal da Foz; Nossa Senhora da Conceição, Bárbara Matos e São Francisco, no Morumbi III; Maricota Basso, no Jardim São Paulo I; Vila Esmeralda, na Vila Yolanda; Campos do Iguaçu, no Campos Iguaçu; Pingo de Gente, Osvaldo Goch e Inácia de Menezes no Morumbi II. 

Colaboração: Assessoria de imprensa