22°
Máx
17°
Min

Alunos e professores com bom desempenho na 11ª OBMEP são premiados

Foto: Assessoria - Alunos e professores com bom desempenho na 11ª OBMEP são premiados
Foto: Assessoria

A 11ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no ano de 2015, promoveu a cerimônia de premiação para alunos, professores e escolas na última quinta-feira (18), no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel.

 Estiveram presentes ou representadas as seguintes autoridades: professora Fabiana Magda Garcia Papani, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); assistente de chefia do Núcleo Regional da Educação de Cascavel, Sonia Maria Innocenti Justo, representando a chefe do NRE, professora Inez Aliete Dalavechia; professora Cleusa Aparecida Didomênico de Souza, técnica de Matemática no NRE de Cascavel; professor da Unioeste/Toledo, Edson Licurgo, coordenador regional de iniciação científica.

Marina Inês Maróstica, do Colégio Estadual Pedro Ernesto Garlet (Cascavel) e Thuã Bertuol, do Colégio Estadual Antônio Franco Ferreira da Costa (Guaraniaçu) foram estudantes premiados com Medalha de Ouro e receberão suas medalhas em cerimônia nacional, em novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Subiram ao palco para receber Medalha de Prata, Caio Fernando de Carvalho, do Colégio Estadual José Bonifácio (Anahy) e Karina Moreira Lopes, do Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves (Catanduvas).

Foram premiados com Medalha de Bronze: Douglas Sonai, do Colégio Estadual Princesa Izabel (Três Barras do Paraná); Felipe Salateski Simão, do Colégio Estadual Alberto S. Dumont (Cafelândia); Gabriel Felipe Pizzinatto, do Colégio Estadual Pedro Ernesto Garlet (Cascavel); Igor Alipio Bresola Carabolante, do Colégio Estadual Princesa Izabel (Três Barras do Paraná); Jordão Beghetto Massariol, do Colégio Estadual Princesa Izabel (Três Barras do Paraná); Laura Massuda Crema, do Colégio Estadual Orlando Luiz Zamprônio (Santa Lúcia); Willian Baú, do Colégio Estadual Monteiro Lobato (Céu Azul). 

Os professores Edevaldo João Berwanger, do Colégio Estadual Pedro Ernesto Garlet, em Cascavel; Kerllen Elizabeth Bozza L. Rosa e Tavania Suzer da Silva Becker, do Colégio Estadual Princesa Izabel, em Três Barras do Paraná receberam uma homenagem porque se destacaram na 11ª OBMEP e como incentivo para compensar parte dos esforços empenhados, receberam um diploma de homenagem e CD contendo as edições da Revista Professor de Matemática.

Os Colégios: Colégio Estadual José Bonifácio, de Anahy; Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, de Cascavel e Colégio Estadual Antônio Franco Ferreira da Costa, de Guaraniaçu foram premiados com um kit constituído de material didático esportivo.

O Colégio Estadual Pedro Ernesto Garlet (Cascavel) e o Colégio Estadual Orlando Luiz Zamprônio (Santa Lúcia) receberam um troféu como forma de homenagem.

O Núcleo Regional de Educação de Cascavel parabeniza todos os envolvidos em cada uma das etapas da 11ª OBMEP. 

Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas

O Paraná tem participação expressiva na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que é incentivada pelo Departamento de Educação Básica (DEB), da Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná, sob a coordenação da equipe de Matemática, que articula o processo de divulgação e organização das provas entre os Núcleos Regionais de Educação e as coordenações regionais.

A 2ª fase da 12ª Edição da OBMEP acontecerá no dia 10 de setembro de 2016. Aos Medalhistas de Ouro, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) incentiva estudo intensivo para a participação no processo de seleção das equipes que representarão o Brasil em competições internacionais.

Em 2017, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) será sediada em nosso país e deve trazer mais de mil dos jovens mais talentosos do mundo na disciplina. Em 2018, o Rio de Janeiro também será sede do maior congresso mundial, com cerca de 5.000 pesquisadores estrangeiros e "estrelas" da matemática, reforçando sua importância.

Colaboração: Assessoria