21°
Máx
17°
Min

Biblioteca da Unila no Jardim Universitário já conta com quase 10 mil obras no acervo

Foto: Assessoria - Biblioteca da Unila no Jardim  Universitário já conta com quase 10 mil obras no acervo
Foto: Assessoria

À disposição da comunidade acadêmica e externa, a Biblioteca da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) no Jardim Universitário já conta com quase 10 mil obras em seu acervo. 

A maior parte é de títulos que compõem os planos pedagógicos dos cursos ministrados na Unidade, como os do Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História (ILAACH), e os cursos de Saúde Coletiva, Medicina, Ciências Biológicas e Biotecnologia, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN). 

Além disso, compõem o acervo obras referenciadas e significativas para as disciplinas do Ciclo Comum de Estudos, como Metodologia e Epistemologia, Línguas e Fundamentos de América Latina. No total, são 2.057 títulos diferentes e 9.797 exemplares - cerca de 20% do acervo total da Biblioteca da UNILA. No PTI, são outros 39.826 de exemplares.

O bibliotecário João Vitor Vieira Gelinski, que atua no Jardim Universitário, disse que a mudança tem sido bastante positiva, especialmente porque ampliou o espaço de estudos para acadêmicos e permitiu que o material ficasse mais próximo da comunidade. "Os estudantes que estavam no centro ainda não reconheciam a Biblioteca como um espaço deles e aqui vejo que já o reconheceram como um território deles também. A adesão é a fotografia mais clara de que a comunidade acolheu e tomou posse da Biblioteca", afirma.

Serviços

A Biblioteca do Jardim Universitário, à semelhança da que está no PTI, oferece uma série de serviços aos usuários, entre eles empréstimo de obras (para usuários cadastrados, mesmo estudantes da UNILA de cursos no PTI) e consulta de obras no local (para aqueles que não possuem cadastro, como estudantes de outras universidades e comunidade externa). Além disso, é permitido o acesso a computador e internet, empréstimo e devolução de obras do acervo da BIUNILA do PTI (requeridas via internet e entregues no local) e espaço de estudo.

Atendimento

A Biblioteca do Jardim Universitário fica na Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, nº 1000. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; e aos sábados, das 8h às 12h. Contatos podem ser feitos pelo telefone 3529-2769 ou pelo e-mail ju.biunila@unila.edu.br.

No PTI, a BIUNILA faz parte da Biblioteca Paulo Freire, onde estão também os acervos da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), do Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Itaipu Binacional. O atendimento da Biblioteca no PTI é de segunda a sexta, das 8h às 21h30; e aos sábados, das 8h30 às 12h.

Colaboração: Assessoria de imprensa