24°
Máx
17°
Min

Caravanas tiram estudantes da rotina e ensinam pela arte e pelo esporte

(Foto: Divulgação) - Caravanas tiram estudantes da rotina
(Foto: Divulgação)

O céu cinza desta terça-feira (9) não desanimou as 1,2 mil crianças que participaram do primeiro dia de atividades das Caravanas do Esporte e das Artes. O evento, que será realizado até a próxima quinta-feira(11) no Portal do Futuro do Boqueirão, mobilizará alunos e professores da rede municipal de ensino. 

Ao longo dos três dias, 2,6 mil estudantes atendidos em 18 Unidades de Educação Integrais (UEIs) participarão de nove estações esportivas, três tendas de linguagens artísticas e duas tendas de saúde preventiva. Estudante da UEI Madre Antônia, João Eduardo G. Martins estava animado com as atividades esportivas. “Já fiz vôlei e agora vou pro tênis. Dá pra se divertir bastante”. 

Gabrielle Viana Martins, do Colégio Estadual Roberto Longer Júnior, afirma que a caravana está proporcionando uma experiência diferente. “Não é legal ficar só em sala de aula. É bom se sujar e se divertir”, contou, ao sair da estação esportiva do basquete.

A estudante Amanda Ortiz, da UEI Lapa, disse que foi muito divertido ter um cinema instalado em uma das tendas só para eles. “Adoro cinema, mas com toda a turma da sala de aula é bem melhor”, relatou, após assistir ao filme TinkerBell com mais 240 colegas de escola.

As caravanas são projetos de responsabilidade social da ESPN e da Disney, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e em parceria com o Instituto Esporte &Educação (IEE) e o Instituto Mpumalanga. 

“O projeto tem 11 anos, passou por mais de 100 cidades, atingindo milhares de crianças. É um movimento de impacto que tem por objetivo motivar as crianças e despertar os professores e educadores para o esporte ligado a educação e arte, sustentabilidade e utilização de espaços”, avalia a atleta Ana Moser, idealizadora do projeto.

Professores que atuam com atividades de práticas do movimento, iniciação esportiva e de educação física participam do evento em cursos de capacitação na prática artística e na área de arte. Também serão realizados cursos para a formação nas temáticas Esporte Educacional, Arte para Educar e Viva com Arte. No total, 280 professores participam das atividades.

As caravanas serão promovida sem Curitiba por meio do Instituto Esporte e Educação, em parceria com as secretarias municipais da Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fundação de Ação Social e Fundação Cultural.

Diariamente, das 8h às 11h e das 14h às 17h, serão atendidas 600 crianças por período em oficinas de vôlei, tênis, slackline, futebol, rugby, basquete, lutas, ginástica, além de jogos e brincadeiras. Também acontecerão atividades nas estações de linguagens artísticas, com música, dança, teatro e cinema.