24°
Máx
17°
Min

Casa Civil e Secretaria da Educação recebem sindicato dos professores

(Foto: Pedro Ribas/ANPr) - Casa Civil e Secretaria da Educação recebem sindicato dos professores
(Foto: Pedro Ribas/ANPr)

O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, receberam a direção do sindicato que representa os professores da rede pública do Paraná na noite desta quinta-feira (28), no Palácio Iguaçu, para mais uma rodada de negociações em relação à pauta de reivindicações da categoria. Representantes do Governo do Estado e dos professores estaduais têm se reunido periodicamente no último mês para encaminhar as demandas da classe. 

Nesta reunião, a principal reivindicação do sindicato foi a implantação de progressões e promoções na carreira de professores. O impacto financeiro total destas medidas passaria de R$ 345 milhões. "Solicitamos uma contraproposta mais viável ao sindicato. Desde a primeira reunião pedimos uma proposta mais viável. O governador tem todo o interesse em atender a educação da melhor maneira possível, mas, neste momento, não há sobras de caixa e trabalhamos com a realidade", disse Rossoni. "Da parte do governo o diálogo continua”, destacou o chefe da Casa Civil.

A secretária Ana Seres lembrou que foi solicitado à Secretaria da Fazenda e à Secretaria da Administração um estudo para verificar quando será possível efetuar esses pagamentos. Ela também lembrou que a maior parte das reivindicações já foi atendida, como o aumento da hora-atividade, a abertura de nova turma do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) este ano e o pagamento dos reajustes (3,4% em outubro de 2015 e 10,6% em janeiro). "Além disso, tramitam protocolos para abertura de concursos públicos para funcionários da educação", frisou.

Colaboração AENPr.