28°
Máx
17°
Min

Colégio Pacaembu desenvolve projeto OrientArte

Foto: Assessoria NRE - Colégio Pacaembu desenvolve projeto OrientArte
Foto: Assessoria NRE

O Colégio Estadual Pacaembu, de Cascavel, na pretensão de utilizar uma linguagem com força suficiente para alertar estudantes sobre cuidados com a saúde, ampliar conhecimentos e priorizar a cultura da paz no ambiente escolar, criou o projeto OrientArte – Orientação por meio da Arte.

O teatro vem como aliado à proposta do Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, que vem a contribuir com o desenvolvimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Após preenchimento de questionário com indagações sobre o dia a dia, os discentes são envolvidos em atividades dinâmicas, como as palestras e peças teatrais realizadas nos dias 20, 21 e 22 de julho (manhã, tarde e noite), na Unidade Básica de Saúde do Pacaembu. Os temas versam sobre higiene pessoal, conduta no ambiente escolar, consumo e dependência de substâncias psicoativas, entre outros.

Na apresentação da peça “Dia-a-Dia”, os atores envolvidos são os próprios servidores da Unidade de Saúde: ACS’s, estagiários, enfermeira, médica, dentista e assistente social. Numa linguagem de fácil compreensão para os adolescentes, os profissionais trazem o lado cômico da convivência familiar, mostrando situações que envolvem violência e possibilidades de superação.

De acordo com a professora Ione, do Colégio Pacaembu, o espaço escolar tem suas peculiaridades, sendo um campo apropriado para trabalhar o futuro da nação. Uma forma de garantir o atendimento integral foi a instauração de um ambiente de estudos em que a paz prevaleça, ensinando cuidados com a saúde, para que os alunos tenham maior qualidade de vida, ampliem seus saberes e as possibilidades de sucesso.

Somente neste ano de 2016, a pactuação com o PSE vai atender 28.235 estudantes de escolas municipais, colégios estaduais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), totalizando 32 Unidades de Estratégia da Família e 14 Unidades Básicas da Saúde. A Unidade Básica – Distrito II tem pactuado o atendimento a 6.359 estudantes distritais e 843 estudantes pertencentes ao Colégio Pacaembu. 

No que se refere aos demais bairros de Cascavel que fazem parte desse distrito, o atendimento se estende a 811 estudantes do bairro Guarujá, 863 do XIV de Novembro, 513 do Santa Felicidade, 623 do Faculdade, 719 do Cascavel Velho, 908 do Neva e 565 do Parque São Paulo.

Os serviços incluem a avaliação individual dos alunos, constando o registro de peso, altura, saúde bucal (planilha odontológica), saúde ocular, vacinas e de forma opcional os dados do Programa Bolsa Família. Como forma de levar ao conhecimento da rede as ações realizadas, os resultados serão socializados em 29 de novembro, na “Mostra PSE de Cascavel”, com a exibição de painéis, apresentações artísticas e culturais.

Colaboração: Assessoria NRE