22°
Máx
17°
Min

Colégio Santa Felicidade investe na revitalização do espaço escolar

Foto: Assessoria - Colégio Santa Felicidade investe na revitalização do espaço escolar
Foto: Assessoria

Na pretensão de tornar o ambiente escolar mais acolhedor e agradável, desde o início do ano letivo, profissionais e estudantes do Colégio Estadual de Jardim Santa Felicidade, em Cascavel, uniram-se para a revitalização do espaço verde, com base na temática da sustentabilidade.

O trabalho, que faz parte do programa Mais Educação, é coordenado pelos professores Roberto e Roseli, das disciplinas de Ciência e Arte. As ações são pensadas com os alunos e o resultado já aparece por toda a escola, na forma de mais respeito e preservação do meio ambiente.

A proposta surgiu pela necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti que, quando infectado, pode passar doenças a humanos (como Dengue, Zika Vírus, Febre Amarela e Chikungunya) pela picada. Para o combate desse transmissor de endemias, devem ser eliminados os focos de acúmulo de água, locais propícios para sua reprodução.

O assunto se tornou tema do cotidiano, dentro e fora de sala de aula. Profissionais de diversas áreas, junto aos estudantes, engajaram-se em ações para a preservação do ambiente escolar, iniciando pelo uso mais consciente da água, pelo descarte ecológico, pela reciclagem de pneus e outros objetos.

Uma equipe formada com objetivo comum de priorizar o lado humano, desenvolvendo o ver, o sentir e o cuidar, por meio da troca de ideias, da partilha de materiais, da percepção do espaço e de atitudes ressignificadas. Com participação e criatividade, o ambiente passou a ser mais respeitado e as ideias ecológicas, aos poucos, foram interferindo na vivência cultural dos alunos e comunidade em geral.

Assim, o ambiente escolar ficou mais verde. O espaço construído também ensinou aos participantes dessa construção que podem modificar suas próprias histórias, abertos a novas ideias e às possibilidades de mudanças, deixando suas marcas não somente na história do Colégio Santa Felicidade, mas na revitalização das suas próprias vidas.

Colaboração: Assessoria de imprensa