24°
Máx
17°
Min

Como ser um bom líder?

O significado da palavra liderança pode levar a inúmeros lugares (Foto: Assessoria) - Como ser um bom líder?
O significado da palavra liderança pode levar a inúmeros lugares (Foto: Assessoria)

Dedicação, treino, estudo. Parece rotina de um atleta, não é? Pode até ser, mas essa também deve ser a rotina de quem quer ser líder.

O significado da palavra liderança pode levar a inúmeros lugares, desde os aspectos práticos aos mais singulares que o termo designa, porém para saber aonde você quer chegar como líder, o primeiro passo é ter em mente qual direção seguir.

Os master coaches Diego Nicolau e Diego Knebel, da Kasulo Desenvolvimento Humano de Cascavel, Paraná, jogam uma luz sobre o que é ser líder, como proceder e como chegar, de fato, à liderança. 

“Diferente do que muitos pensam, ser líder não é somente algo natural, mesmo que existam pessoas mais propensas, até pela personalidade de cada um. Mas um líder pode ser desenvolvido, aprimorado, e é por meio de técnicas que a liderança se faz”, sugere Diego Nicolau.

“O primeiro passo para se tornar um bom líder é identificar o seu perfil. Existem dois tipos de liderança: a real e a formal. A formal é aquela hierárquica, que está no papel. Já a liderança real é aquela influência espontânea que você exerce sobre as pessoas. Todo mundo, em algum momento, por mais que não tenha consciência, já influenciou alguém e, portanto, já foi líder”, explica Diego Knebel.

Mas como ser um bom líder, principalmente no mundo empresarial competitivo no qual estamos inseridos? “Por que é que Gandhi, Luther King e tantos outros notórios nomes que marcaram a história se fizeram grandes líderes?”, pergunta Nicolau. 

“Porque eles acreditavam naquilo que defendiam, e isso contagiava quem estava com eles. Assim é um líder. Para uma empresa crescer, deve acreditar em seus valores e contagiar a todos, seus clientes e funcionários”, responde o master coach.

Partindo deste pensamento, um estilo de liderança ganhou força nos últimos tempos: o líder coach. 

“É um perfil em que a pessoa tem grande poder de empatia, faz mais perguntas do que dá as respostas, ouve na essência os seus colaboradores, considerando o contexto das ações e age baseado sempre em fatos! Isso torna a liderança imparcial, sem julgamentos e mais transparente”, esclarece Knebel.

Nicolau afirma ainda que todo líder deve ser valorizado. 

“Muitas vezes aquela senhora que serve o café na empresa pode ser uma grande líder, estimular pessoas, fazer bem-feita a sua função. Mas é importante que a empresa enxergue isso. Uma empresa que não investe em seus líderes se limita ao tamanho do seu dono”, frisa ele.

Hábitos de um bom líder

Já que a liderança é uma característica que pode ser exercitada e aprimorada, listamos abaixo alguns hábitos que todo bom líder deve incorporar à rotina:

  • Buscar feedbacks dos seus liderados constantemente;
  • Criar mecanismos de mensuração de resultados, como pesquisas de clima organizacional e satisfação profissional;
  • Dar atenção às conversas informais dos corredores porque ali existem muitos indícios importantes;
  • Fortalecer constantemente os relacionamentos com os liderados, pois isso estreita o nível de confiança organizacional e abre caminho para que todos ajam de maneira mais natural, espontânea e tranquila, independentemente das pressões existentes no ambiente profissional.

Colaboração: Contelle Assessoria