28°
Máx
17°
Min

Conferência Internacional estimula crescimento profissional de professores de inglês

(Foto: Divulgação) - Conferência estimula crescimento profissional de professores de inglês
(Foto: Divulgação)

Qualquer que seja a área de estudo, adquirir conhecimento requer tempo, paciência e dedicação. Transmiti-lo, por sua vez, envolve mais do que desenvoltura na tarefa de manter acesos o interesse e a curiosidade dos alunos. Por este olhar, o trabalho de professor revela-se como a combinação minuciosa entre o dom e a busca contínua por novos métodos e dinâmicas de ensino. Para fomentar a troca de experiências e conhecimento entre docentes de inglês, do setor público e privado, acontece, em Brasília, entre os dias 14 e 17 de julho, a 15ª Conferência Internacional Braz-Tesol.

Com o tema “A voz dos aprendizes: criação de uma cultura participativa” (tradução livre) e a participação de palestrantes de universidades renomadas como Oxford e Cambridge, o encontro acadêmico visa provocar a reflexão entre profissionais cuja matéria-prima é o ensino de inglês. Durante quatro dias, os participantes serão convidados a exercitar uma visão mais realista do campo em que atuam e retomar a consciência sobre a importância de investir no crescimento profissional.

Cultura Inglesa terá participação em workshops

Considerada a maior associação de professores de inglês do país, com mais de dois mil membros, a Braz-Tesol é filiada a importantes organizações internacionais, como TESOL International (US) e IATEFL (UK). Com o propósito de nutrir e apoiar as pesquisas relativas ao ensino de inglês, a organização se divide por regiões, permitindo a cada estado organizar o próprio cronograma cultural de atividades a serem desenvolvidas.

Parceira e patrocinadora da Braz-Tesol, a Cultura Inglesa de Curitiba apoiou a fundação, há 18 anos, do comitê local que já esteve à frente de mais de 30 eventos. Em 2015, foi lançado o projeto Crescer através dos desafios, composto por três grandes encontros: Sementes para o Futuro; Florescer & Dar Frutos; e Prosperar e Inovar. Até o momento, mais de 180 participantes estiveram envolvidos nos eventos, que também receberam interessados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“O Paraná é bem ativo no desenvolvimento das ações do Braz-Tesol. Este ano, cinco dos professores da Cultura Inglesa estarão presentes na conferência como palestrantes”, salienta a gerente de uma das unidades da Cultura Inglesa e 2ª vice-presidente da seção regional do Braz Tesol, Carla Probst.

Um destes workshops será ministrado pela docente Ana Rosado, que irá abordar a importância da pronúncia durante o processo de ensino e aprendizado do idioma. “Em inglês, a acentuação tônica pode modificar o sentido das palavras, o que não acontece em português. Por isso, é fundamental que os professores estejam conscientes destas diferenças e que os alunos desenvolvam autonomia para trabalhar com isso também fora de sala de aula”, esclarece.

O encontro é aberto ao público interessado em trocar experiências e conhecimentos com profissionais da área. A única exigência para acompanhar as palestras previstas no cronograma é ser membro da organização Braz-Tesol.

Serviço

15ª Conferência Internacional Braz-Tesol 

Data: De 14 a 17 de julho

Local: Colégio Serios, Lote 73, Sgas 902 Asa Sul, Brasília (DF)