27°
Máx
13°
Min

Curso de Medicina continua como o mais concorrido na UFPR

(Foto: Marcos Solivan/ UFPR) - Curso de Medicina continua como o mais concorrido na UFPR
(Foto: Marcos Solivan/ UFPR)

O curso de Medicina em Curitiba mantém a tradição e continua sendo o mais concorrido do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No processo seletivo 2016-2017, a disputa é de 56,54 candidatos para cada vaga, contabilizando um total de 8.594 concorrentes. A relação candidato-vaga foi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Núcleo de Concursos da UFPR.

A segunda colocação geral, considerando os demais campi, ficou com Medicina no campus Toledo, com 55,62 candidatos por vaga. O curso foi aberto em março deste ano, e possui 60 vagas. Em Curitiba, o segundo lugar ficou com Psicologia (26,95 candidatos/vaga), seguido por Direito Matutino (26,64 candidatos/vaga) e Medicina Veterinária (25,38 candidatos/vaga).

O processo seletivo 2016-2017 está com 54.492 mil inscritos, número 7,53% menor que o ano passado, quando houve o recorde de candidatos, 58.934 mil.

Vestibular

A primeira fase do vestibular da UFPR, que contempla a Prova Objetiva de Conhecimentos, acontece dia 23 de outubro. Para os classificados para a segunda fase, as provas acontecem no dia 27 e 28 de novembro, contando com questões específicas de cada curso e as redações.

Neste ano, os candidatos terão acesso ao resultado da sua prova discursiva da segunda fase. Ela será disponibilizada pelo Núcleo de Concursos em seu site, contando com as notas de cada critério e um espaço para que o candidato entre com recurso.

Serão 20% das vagas destinadas ao Sisu, enquanto 50% das vagas da UFPR serão para concorrência geral, e 50% seguindo o acordo de sistema de cotas, regulamentado pela Lei de Cotas.

Informações de Núcleo de Concursos UFPR e colaboração Louise Fiala